Yota Ayaan ‘Postscript’



</código>
“dados” “como” “som”
“código” “binário” “como” “partitura”
“a” “nuvem” “é” ”uma” ”aparição”
</código>

A nuvem não existe, é apenas o cluster de servidor de outra pessoa. Postscript é uma série de trabalhos híbridos audiovisuais sobre som como dados e a aparição da nuvem. O código binário foi recuperado pelo artista, composto como partitura de hipertexto e redistribuído através de uma rede de computadores.

Exposição de Yota Ayaan entre 16 e 19 de Novembro 2022. Som e vídeo multicanal em loop de 9 min, móveis de escritório, computadores, servidores, monitores, alto-falantes, cabos, routers wi-fi e papel de parede.

Yota Ayaan é um artista visual e compositor que trabalha com som, vídeo, instalação, pirataria na rede e pesquisa de dados através de diversas investigações artísticas abrangendo arte, filosofia e ciência. Os projetos de Ayaan questionam protocolos e reimaginam protótipos para aplicação conceptual no quotidiano. Com foco em ciência de dados e inteligência natural para além do escopo de código binário e IA, Ayaan realizou em 2021 uma residência artística de 12 meses na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, sobre inteligência vegetal, resultando na exposição Plant Data no Museu de História Natural do Porto.

Com o apoio de Grundig Clássicos, Gizmedia e Emaús