Juliana Matsumura ‘Diáfano’



Exposição de Juliana Matsumura entre 9 e 30 de Março 2023, com curadoria de Andreia César. No dia 24 de Março teve lugar uma intervenção sonora do colectivo Guache com Ricardo Dias Gomes, em relação com a exposição. Texto de Andreia César e mais informações na folha de sala.

Nesta exposição Juliana apresentou uma série de trabalhos onde o desenho, protagonista da sua obra, conjura cor e luz. Por esta evocação da causa do visível as obras propõem o despertar de um eco sensível no nosso corpo, mais quente e mais vivo, acercando-se da alusão indirecta à tradição da pintura. Através do gesto repetido Juliana utiliza o lápis de cor para tecer camadas que se vão revelando e iluminando a folha; formas em expansão e em movimento flutuam numa atmosfera vibrátil.


Juliana Matsumura (São Paulo, 1993) vive e trabalha em Lisboa. Formou-se em Desenho na Escola Ar.Co e frequentou a Graduação em Têxtil e Moda pela Universidade de São Paulo e a Licenciatura em Artes e Humanidades pela Universidade de Lisboa. Participou no laboratório de artistas do Nowhere Lisboa entre 2019 e 2020 e concluiu o Curso de Artes Visuais da FLAD em 2022. Exposições seleccionadas: “Kawa-Kami” (2022) no Casarão do Chá, São Paulo; “The Crypt” (2022) com curadoria de Isabel Cassey no DUPLEX AIR, Lisboa; “Corpo-Fumo” (2021) com curadoria do colectivo Tarimba no Espaço Cultural das Mercês, Lisboa; “Memórias da Água” (2020) no espaço A4 com curadoria do coletivo Tarimba, Barreiro e “Evocatório” (2018) com a artista Maria Albergaria na Galeria MUTE, Lisboa.

Fotografias de Maria Leonardo Cabrita