Valentina Parravicini

Residência de criação de Valentina Parravicini durante o mês de Novembro de 2011, culminando na apresentação da performance IN nos dias 1, 3 e 4 de Dezembro.

Texto de Francisca Carvalho
In é um solo de dança cujo ponto de partida assinala a relação entre corpo e espaço em volta. A relação que aí acontece, no corpo tido como lugar e no lugar tido como abrigo rígido envolvente, é suscitada pela escolha de um local preciso, cuja especificidade é a de apresentar condições adversas à dança. Assim, o corpo do bailarino confrontado com os limites de um espaço exíguo encontra uma linguagem de micromovimentos, tornando-se corpo unicelular de vida lenta, nascente, que se contrai e dilata, inscrevendo o ritmo possível para continuar a percorrer, de cada vez, os limites que, de cada vez, descobre.

Valentina Parravicini nasceu em Cantù (Itália) onde estudou artes plásticas e ballet. Continuou a formação em dança clássica e contemporânea em Milão. Concluiu em 2010 a FIA – Formação Intensiva Acompanhada do c.e.m. – centro em movimento. Desde 2005 tem trabalhado em projectos de dança e performance em Itália e Portugal e desenvolvido colaborações com outros criadores cruzando as linguagens da dança, do desenho e a fotografia.

Apoio à produção: CEM – Centro em Movimento